segunda-feira, 15 de junho de 2015

Não seja esse cara: o chato do Whatsapp

Apesar do tremendo sucesso nos smartphones, o Whatsapp vive repleto de usuários daquele tipo que publica qualquer conteúdo de forma indiscriminada, arrumando brigas e até exclusões desnecessárias. Segue abaixo um compilado do que (não) fazer para se manter longe dessa turma inconveniente:


1) Dê "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" ao porteiro

Essas expressões são mais do que bem vindas no mundo real, mas podem soar um tanto incômodas no Whatsapp a depender do horário. Só mesmo a falta do que fazer explica porque muitos usuários publicam "Bom dia!" no grupo às cinco e meia da matina, quando os demais integrantes em sua maioria sequer abriram os olhos.


2) Mensagens motivacionais irritam em vez de animar

Nem sempre estamos 100% de bom humor para receber aquelas típicas frases de efeito com foto de cão, gato ou foca ao lado ou no plano de fundo. Resistir à tentação de publicar esse tipo de material já deve bastar para levantar o ânimo das pessoas.


3) Seja direto

Postar uma frase picotada (isto é, palavra por palavra) estende demais a timeline, gera notificações desnecessárias em série e o destinatário ainda pode não entender o que você quis dizer, então trate de publicar as mensagens por inteiro. E nada de abusar dos emoticons do Whatsapp ou adotar um apelido enigmático: você não tem mais idade pra isso e ninguém tem a obrigação de ficar adivinhando a sua identidade.


4) Dois tiques azuis: li sua mensagem e respondo quando/se quiser

Provavelmente você não sabe o que aconteceu do outro lado da linha para que alguém não tenha respondido imediatamente às suas mensagens. Lembre-se que seus contatos não são operadores de telemarketing à sua disposição 24 horas por dia.


5) Texto sempre que possível, áudio somente quando necessário

Mensagens escritas são mais fáceis de entender e responder, além de consumir menos franquia de dados alheia. Deixe os recados de voz somente para alguma necessidade extrema.


6) Sem baixaria, por favor

Se você costuma visualizar fotos ou vídeos de pornografia, acidentes automobilísticos, animais mortos e portadores de doenças raríssimas, limite-se a fazer isso no smartphone pessoal em vez de publicar esse tipo de material. Ninguém da sua família ou do trabalho é obrigado a compartilhar do seu excêntrico gosto.


7) Guarde sua felicidade para si mesmo

Qual a necessidade de exagerar na publicação das fotos de um passeio na Europa ou do jantar com o grande amor da sua vida? Se espera receber mil elogios pela demonstração da sua felicidade, você pode conseguir o efeito contrário: passar aos amigos a impressão de estar se gabando à toa e eventualmente despertar a inveja alheia.


8) Vídeos longos só com link

Outro hábito que irrita muito os usuários do Whatsapp é a postagem de vídeos de 10 minutos ou mais, obrigando as pessoas a gastar (quase) toda a franquia de dados do celular só para baixar o material. Uma sugestão é fazer o upload somente de vídeos curtos e postar links para vídeos maiores.