terça-feira, 19 de setembro de 2006

INTEL LANÇA NOVO CHIP DE SILÍCIO COM LASER

A líder mundial de microprocessadores, Intel, anunciou nesta segunda-feira (18) o desenvolvimento de um laser microscópico integrado a um chip de silício, em mais uma etapa para a criação de circuitos onde a eletricidade seria substituída pela luz, com um enorme ganho em desempenho.
Os lasers podem transmitir um terabit (um trilhão de bits) de dados por segundo. A Intel diz acreditar que pode integrar algumas dezenas ou inclusive centenas em um único microprocessador.
Com suas freqüências mais elevadas, as ondas luminosas permitem faixas de transmissão muito mais extensas que a eletricidade.
O que está em jogo é a utilização de conexões de fibras óticas em uma rede local para conexões a longa distância ou entre os componentes de um computador.
A descoberta permitiria aumentar a capacidade de comunicações de banda larga e obter uma redução, ao mesmo tempo, dos custos de produção.
Essa pesquisa é fruto de uma colaboração entre o grupo Intel e a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (oeste).
Os chips de nova geração, destinados aos computadores e aos servidores, não serão comercializados antes do fim da década.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20617.shtml