quinta-feira, 10 de abril de 2008

Decisão judicial pode bloquear o Wordpress no Brasil

Recentemente, a Justiça de SP expediu uma ordem solicitando à Abranet - Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet - que tirasse do ar um blog do Wordpress com conteúdo criminoso, cujo link corre em segredo de justiça. A associação alega que, para cumprir a decisão, deveria efetuar o bloqueio por meio do protocolo IP, mas isso automaticamente afetaria todos os outros blogs do Wordpress, que por sua vez deixariam de ser acessados pelos usuários do serviço. Neste caso, a Abranet recomenda que o juiz, em vez de determinar o bloqueio por IP, solicite diretamente que o Wordpress remova o blog "encrenqueiro". Se esse pedido judicial está certo ou errado, isso não dá pra saber até o momento, pois o endereço do blog suspeito permanece em total sigilo. A verdade é que o episódio remete a uma certa confusão que rolou no início do ano passado, quando o Youtube foi temporariamente bloqueado no Brasil para preservar a privacidade* da apresentadora Daniela Cicarelli depois que aquelas cenas quentes foram parar na internet.
Fonte:
*OBS.: no célebre caso do breve bloqueio do Youtube no Brasil, a privacidade não passou de uma desculpa esfarrapada que Daniela Cicarelli havia inventado pra dobrar o serviço aos seus interesses pessoais. Motivo: ela e o namorado naquela época estavam protagonizando as tais cenas na praia (um local público, diga-se de passagem), foram vistos por quem passava por ali e ainda acharam ruim que o mundo todo soubesse disso. Se queriam preservar a intimidade, por que não foram se divertir em um motel ou em casa msm?

OOXML aprovado como padrão internacional na ISO, :(

Bem que muita gente lutou contra a aprovação do OOXML (Office Open XML) como padrão de indústria, mas a Microsoft conseguiu que sua especificação fosse aprovada na ISO. Na verdade, esta notícia saiu na quarta-feira da semana passada (2 de abril), mas estive muito ocupado de lá para cá e só agora estou podendo atualizar o meu blog, :P
Se ninguém chiar nos próximos 2 meses, o novo padrão internacional impetrado pela multinacional norte-americana seguirá para publicação.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Notebooks de baixo custo para quem pretende adquirir um pela primeira vez

A PC World publicou no mês passado um artigo com dicas sobre a melhor forma de escolher seu primeiro notebook. Os primeiros fatores a se considerar são o tipo de uso (ex.: trabalhos escolares, aplicações sofisticadas, games de última geração, etc.) que se fará do equipamento e o quanto ele pesará no bolso do usuário. Para quem pretende adquirir um notebook basicamente para realizar atividades escolares e/ou que não exijam a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, segue abaixo uma galeria com sugestões de notebooks de baixo custo:
P.S.: um bom notebook, mesmo dos basicões, deve ter incluídos os seguintes componentes - gravador de DVD, memória de 1 GB (embora um modelo com 512 de RAM possa ter sua memória expandida), HD de pelo menos 80 GB e placa de rede wireless. Verifique também se o fabricante do produto a ser adquirido possui assistência técnica autorizada na sua cidade (ou em outra mais próxima).

ISO revela na quarta-feira se Microsoft conseguiu certificação para o Open XML

A Microsoft andou fazendo uma pressão danada mundo afora para todo mundo adotar o Office Open XML (ou OOXML) - um formato de documento eletrônico (texto, planilha, apresentação, etc.) utilizado no MS Office 2007 - como um padrão da indústria. Em oposição à especificação da empresa norte-americana, foi criado um rival à altura, o ODF (Open Document Format), de autoria da Sun Microsystems e praticamente um padrão para aplicativos de edição de documentos eletrônicos como o Google Docs e o OpenOffice.org.
Amanhã, a ISO (Internationl Standard Organization) dirá se o esforço da Microsoft será compensado com a certificação do OOXML ou a turma de Steve Ballmer vai morrer na praia de tanto nadar, :P