sábado, 15 de julho de 2006

DISCOS VIRTUAIS (PARTE 1): BOX.NET

Na recente onda da Web 2.0, que dá a impressão de "estar vindo para ficar", chamaram-me muito a atenção os chamados discos virtuais. Na verdade, já conheço alguns deles - Terra (1 MB para o público e 15 MB para assinantes), Yahoo! Porta-Arquivos (30 MB), Jeeran (100 MB), FilesAnywhere (50 MB). Até mesmos serviços de e-mail como o Yahoo! Mail e o Gmail entram nesse grupo, devido à alta capacidade de armazenamento de suas caixas de mensagens (1 e 2 GB, respectivamente).
Porém, o blog WWWhat's new? disponibilizou links para os mais recentes do pedaço - Box.net, Streamload (MediaMax), DropSend, BigMailFile, Openomy, RallyPoint, Putfwd, e por aí vai. Ontem à tarde, testei dois deles, o Box.net e o StreamLoad. Começarei falando do primeiro.
O Box.net oferece um espaço virtual de armazenamento de 1 GB em seu plano gratuito. O cadastro é bem simples e rápido: basta fornecer o endereço de e-mail e digitar (confirmando em seguida) a senha desejada. Pronto! Você pode realizar algumas operações com os arquivos tais como "uplodear"(carregar)/"downlodear"(baixar), compartilhar de forma pública ou privada (você envia um e-mail com o arquivo para uma pessoa. Acho que ela também deve estar cadastrada, mas ainda não testei essa parada), organizar em pastas e atribuir tags (palavras-chave) para busca.
Por enquanto, tive um único problema, ontem à noite. Na hora de carregar os arquivos referentes ao meu projeto de estágio curricular, não pude carregar alguns documentos contendo as páginas do relatório. Muito provavelmente trata-se de algum bug que ainda deve ser reparado. Mas hoje encontrei a solução: na caixa de diálogo "Upload files", que você abre para uplodear os arquivos, ao lado do campo "Method" clique na opção drag and drop. Será aberta uma nova janelinha para a qual você pode arrastar, da sua máquina, os arquivos desejados, mas você precisará ter o Java instalado no micro para tal operação. No mais, o usuário não terá problemas quanto ao uso do Box.net.

SCREENSHOTS:









Nenhum comentário: