quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Faça o Windows XP salvar senhas de rede

Imagine que você tenha uma estação cliente chamada E1 e pertencente ao domínio D1 e queira instalar nela uma impressora compartilhada que se encontra instalada em um servidor, chamado S1, que pertence a outro domínio, D2. Até aí, o único trabalho é informar o nome de um usuário de S1 que tenha privilégios administrativos e sua senha, além de deixar marcada a opção de salvar a senha de rede. Porém, pode ocorrer que, por algum motivo, o Windows que roda em E1 não salve senhas de rede e, por isso, "perde" a conexão com a impressora remota quando se efetua o logoff ou mesmo o desligamento, o que obriga o usuário a fazer uma reconexão com o periférico toda vez que liga o computador.
Depois de uma boa googlada, encontrei um método que está mais para um paliativo do que para uma solução propriamente dita, mas funciona sem problemas. O primeiro passo é criar um script .BAT com o singelo Bloco de Notas e digitar o que se lê abaixo:

net use \\SERVIDOR senha /USER:DOMINIO\usuario

Decifrando os parâmetros:
  • SERVIDOR: nome do servidor onde está instalada a impressora compartilhada;
  • senha: senha do usuário com privilégios administrativos pertencente ao domínio do servidor;
  • DOMINIO: nome do domínio ao qual pertence o servidor;
  • usuario: nome de usuário com privilégios administrativos pertencente ao domínio do servidor.

No caso hipotético tratado no primeiro parágrafo deste artigo, o comando seria expresso da forma a seguir:

net use \\S1 senha /USER:D2\usuario

Agora, salve o arquivo no formato .BAT. Para isso, no Bloco de Notas, vá em Arquivo > Salvar como. No campo Nome do arquivo, digite o nome do script seguido de ".bat" (ex.: "script01.bat") e, em Salvar como tipo, selecione "Todos os arquivos". Por último, clique em "Salvar". Simples, não?
O script que salvará a senha de rede na sua estação local está pronto, mas ainda precisamos fazer com que ele rode automaticamente toda vez que alguém fizer logon na máquina. Como proceder? Primeiro, copie o arquivo .BAT clicando uma vez nele com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, selecionando a opção "Copiar". Depois, na área de trabalho, clique em "Iniciar" com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, selecione a opção "Abrir a pasta All Users". Na janela de título "Menu Iniciar" que se abre, vá em Programas > Inicializar e clique com o botão direito do mouse. No menu que aparece, selecione a opção "Colar atalho".
Pronto! Toda vez que um usuário fizer logon no Windows, o script .BAT executará automaticamente o comando que salvará a senha na rede. 

2 comentários:

Jcruz disse...

Bom dia amigo, seu "post" me foi muito útil, fiz esse procedimento em duas máquinas do Windows Home e deu certo quando reiniciei o computador, porém quando passa de um dia para o outro ele perde a senha, acredito que seja algum problema com data, teria algum comando que eu possa acresentar? Obrigada.

Victor Costa disse...

Bom dia,

Perdoe-me pela demora, não tenho acessado o meu blog há muito tempo por causa do trabalho e da faculdade, :D
Respondendo à sua pergunta: o procedimento descrito no texto foi testado na versão Professional do Windows XP. No momento não posso te informar uma solução para o seu problema, uma vez que nunca mexi na versão Home Edition. Fico te devendo essa, :(
De qualquer forma, agradeço a sua atenção e espero que curta os próximos textos.

Atenciosamente